Misturando cores acrílicas
Costuma-se dizer que você pode criar todas as cores misturando as três cores primárias: vermelho, amarelo e azul em diferentes proporções e combinações. O que geralmente não é mencionado, porém, é que os subtons também são algo para se ter em mente ao misturar cores.
Cores primárias e adicionais
Na gama de cores acrílicas Amsterdam, oferecemos conjuntos com cores primárias e as chamadas cores de mistura adicionais. As cores primárias Amarelo Primário, Magenta Primário e Ciano Primário tendem a ser um pouco mais frias, enquanto as cores adicionais Amarelo Azo Claro, Vermelho Naftol Médio e Ultramarino criam uma paleta de cores mais quentes. Os conjuntos também contêm branco e preto para ajudá-lo a criar diferentes tons das cores que você mistura.
Embora ambos os conjuntos contenham vermelho, amarelo e azul, as cores mais frias têm tons azuis, enquanto as cores mais quentes têm tons vermelhos e amarelos. Usar um sistema de mistura de seis cores permite criar cores em qualquer temperatura de cor, oferecendo mais opções do que um sistema de mistura de três cores.
Selecionando as cores certas
Para criar cores puras e brilhantes, selecione cores com tons que não “poluam” a cor desejada. Por exemplo, se você deseja criar um violeta bonito e brilhante, você deve optar por Magenta e Ciano, pois ambos têm tons azuis.
Se você misturasse Naftol Red Medium com Ultramarine, ainda obteria uma cor roxa, mas como o vermelho tem um tom amarelo para criar uma cor mais quente, o roxo também ficará um pouco mais amarelo. Isso torna a cor mais opaca e não tão vibrante quanto poderia ser usando cores com tons azuis.
Usando apenas as cores primárias, você não conseguiria criar facilmente um laranja brilhante, por exemplo, já que o Magenta tem tons azuis. Usando a mistura adicional de cores Naphthol Red Medium e Azo Yellow Light, você pode criar um lindo laranja quente.
Ao misturar um amarelo de tom frio com um azul de tom frio, o verde que sairia seria um verde brilhante e vibrante. Com as cores em tons quentes, os verdes tendem a se inclinar mais para o marrom terroso ou verde-oliva.
Então, sim, as três cores primárias poderiam, em teoria, criar todas as cores existentes, mas é muito mais fácil começar com seis! Ou oito, se desejar o benefício adicional do preto e branco para iluminar ou suavizar suas cores. Dessa forma, você pode criar facilmente uma ampla gama de cores em todas as diferentes temperaturas e tonalidades.